Lutas Esportivas

É isso ai leitores do Blog Bujin-Do-Kan, hoje lhes trago uma matéria bem grande sobre Lutas Esportiva.

É uma matéria bem legal elaborada pelo nosso Sensei Gabriche, ela aborda assuntos que podem ser muito úteis tanto para o pessoal do Karate quanto para a galera da Musculação. Espero que gostem.

Lutas Esportivas

1-) OBJETIVOS 
  • COMPETIÇÃO 
  • DEFESA PESSOAL 
  • SAÚDE 
  • LAZER 

2-) PREPARAÇÃO FÍSICA

  • CULTURAL 
  • MUITAS LUTAS NÃO PASSARAM PELO PROCESSO DE ESPORTIZAÇÃO

3-) SUBSTRATOS ENERGÉTICOS 


Obs.: As informações abaixo, foram redigidas resumidamente, e voltadas a preparação física em relação ao Karatê. Maiores informações para outras áreas, deverão ser pesquisadas específiacamentes.


  • GORDURAS- De dificíl absorção e fácil armazenagem. Ela é um deposito de energias extra para corpo, uma grama de gordura armazena 9 calorias, mais que o dobro que carboidratos e proteínas.


    

  • CARBOIDRATOS- È a melhor fonte de energia para o organismo, fornece energia e é encontrado nas farinhas, cereais,  grãos, vegetais e legumes.
  •  PROTEÍNA- A proteína é um nutriente que o corpo usa para construir ou reparar o tecido celular, seja ele muscular, conjuntivo, da pele, etc. Ela é constituída por aminoácidos., é encontrada nas carnes, leites, ovos ( Principalmente nas clara ) e suplementos alimentares. 

  •   ATP- Molécula de energia.
  • GERAÇÃO DE ATP- ( ENERGIA ) – Proveniente da decomposição da molécula de glicose.


                                                                            









Outra Maneira, ( Brincadeeeira!!! )


Nota: Mitocôndria: Organela formada por duas membranas lipoprotéicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares.

  • AERÓBICAMENTE- A maior parte dos seres vivos vivem aróbicamente ou seja necessita de oxigênio para viver ( Apenas algumas bactérias são anairóbias ) Nos esportes ( Principalmente no Karate ),a recuperação é feita na parte AERÓBIA.
  • ANAERÓBICAMENTE ( Sem Oxigênio )- Muita energia em pouco tempo, é onde acontece as ações no KARATÊ.
  • LÁTICO- É a quebra de energia sem oxigênio. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras.
  • ALÁTICO- Quebra do ATP sem oxigênio, muito usado no KARATÊ.
  • CP- Creatina ou creatinina .....

4-) CONCEITOS IMPORTANTES


     















  •  CAPACIDADE AERÓBICA-  Recuperar as ações


  • CAPACIDADE ANAERÓBICA-  Onde acontece as principais ações no Karate.

  • AQUECIMENTO-  Medida de prevenção e preparação para o esporte ( treinamento ou competições ).

  • FLEXIBILIDADE-  é a amplitude máxima de um dado movimento articular.

  • ALONGAMENTO- Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.

  •   FLEXIONAMENTO-  Ato de forçar uma flexão articular.

  •  FORÇA-  É a capacidade que seu músculo tem de suportar e adaptar a sobrecarga.

  • EXCÊNTRICA-  Ato de empurrar, estabilizando a força. Ex. Quando  finaliza o zuki no karate.

  •   CONCÊNTRICA-  Ato de puxar. Ex. Movimento de Hikite no karatê.

  • ISOMÉTRICA-  É a característica de contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonista e antagonista de um movimento (contração mantida),  Muito usada nas Bases do Karatê.

  • POTÊNCIA-  É uma mistura de velocidade e a força. Quanto maior a velocidade de execução dos exercícios ou a força que se imprime, maior a potência.  Força + Velocidade= KIME. ( Principal força no Karate ).

  •  VOLUME DE TREINAMENTO-   Tempo e quantidade de treinos.

  • INTENCIDADE DE TREINAMENTO-  Diz respeito a potência e rítimo empregados no treinamento.

  • INTENSIDADE NA COMPETIÇÃO DE KARATE-  Na competição de karate é usado maior  Intensidade e menor Volume.

  • REVERSIBILIDADE-  Ganho na recuperação, Voltar o que era.

  • PRINCÍPIOS E TREINAMENTO-  Individualidade,

  • EXPECIFIDADE-  Anamnese, Divisão de treinamentos, Preparação, Competição e  Transição.




REQUISITOS MOTORES


PRINCIPAIS- Resistência, Força, Flexibilidade, Velocidade, capacidades coordenativas- representam condições para o aprendizado e realizações de movimentos corporais relacionados ao esporte ( Weineck, 1999 ).

AQUISIÇÃO -  COORDENAÇÃO:  GROSSA – FINA – FIXAÇÃO

CAPACIDADES COORDENATIVAS- ( sinonimo de habilidade ) são capacidades determinadas sobretudo pelo processo de controle dos movimentos ( Hirtz, 1981 ).
A habilidade- permite que um movimento seja executado com economia  e precisão, e  num segundo momento,  o aprendizado de novas técnicas  esportivas e correção de movimentos já automatizados ( Weineck, 1999 ).




TREINAMENTO DA 
TÁTICA E TÉCNICA


TÁTICA- É a capacidade de desempenho  individual ou em  equipe da oposição de um adversário ( Zech, 1971).

FORMA DE TRABALHAR AÇÕES TÁTICAS- Jogos e simulações reais de competição, no Karate o KATA é uma excelente forma de preparação.

TÉCNICAS- São procedimentos, desenvolvidos na pratica, que permite a execução de uma tarefa de forma mais objetiva. ( Zech, 1971 ).

FORMA DE TRABALHAR TÉCNICAS- O professor  deve começar com técnicas simples antes de executar movimentos mais complexos.


ATIVIDADES LUDICAS


A integração de jogos e atividades lúdicas durante as aulas de karatê, não devem ser vistas apenas como uma maneira de “ Passar o Tempo “,. Através de tais atividades, aspectos como velocidades, resistência e força, equilíbrio, tática e deslocamentos podem ser trabalhados de maneira agradável, tornando as aulas mais motivantes.
Exemplos:
  • Pega-Pega
  • Duro-Mole
  • Cabo de Guerra


  •          Utilização de materiais como: Cordas, spaguetti, bolas, raquetes, etc...
No quadro abaixo segue alguns exemplos de Jogos de Oposição:

Obs.:  As Brincadeiras escolhidas pelo professor dependerão, da faixa etária da criança, para que haja maior segurança.
ALTO RENDIMENTO  X  LAZER

As cobranças intensas por resultados nas competições podem afetar o desenvolvimento do atleta, ( Principalmente das crianças ), o professor ou pais, não deve forçar a criança a competir. Muitas delas abandonam o Karate após participar em Campeonatos e Torneios. Existem professores que colocam os alunos em competições sem prepara-los adequadamente. Uma participação desastrosa pode trazer inúmeros problemas para a criança. Portanto cabe ao professor analisar o condicionamento técnico e psicológico do aluno, antes de inscreve-lo em uma competição.





KARATÊ E AS CRIANÇAS

“A criança não é uma miniatura do adulto, e sua mentalidade difere qualitativamente do adulto, de modo que a criança não é somente menor que o adulto, mas diferente deste “
( Claperéde, 1937 )

O ensino e a aprendizagem do karate para crianças e jovens, devem respeitar as cacteristicas físicas e psíquicas do aluno. O planejamento e a metodologia devem ser adequados, respeitando os limites e a individualidade dos alunos. O ideal é uma divisão por faixa etária, que separe crianças e adultos.


PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA TREINAMENTO DE CRIANÇAS

  • O treinamento deve ser adequado à idade física e mental da criança.
  • O treinamento não deve prejudicar os estudos.
  • O treinamento que vise desenpenho, deve ser uma opção própria da criança.
  • O treinamento deve garantie a integridade f´sica da criança.
  • O treinamento deve ter, um papel educador, preparando a criança para as diversas situações da vida social e esportiva.
  • As crianças são menos sensíveis ao cançaso que os adultos, portanto um treinamento escessivo pode traver efeitos nocivos a integridade física da criança.


O KATA E AS CRIANÇAS


O kata apresenta uma complexidade maior que o kumite, tanto no aprendizado como na prática. A memorização e automatização dos movimentos variam entre alunos da mesma faixa etária e graduação. O professor de procurar transmitir os movimentos que serão executados nos kata, durante o treinamento de KIHON. Dividir o kata é uma boa maneira para facilitar a memorização.


Fontes Pesquisadas:

Apostila do 1º Seminário Mineiro de Karate-Do – Poços de Caldas
21 e 22 de abril de 2006.

Prof.: Nelson Luiz B. Sandenberg.

Prof.: Newton Adas

http://www.corporesanoacademia.com.br/lutas-na-educacao-fisica-escolar/



Antonio Carlos Gabriche - 4º Dan
Shotokan

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