Lutas Esportivas
É isso ai leitores do Blog Bujin-Do-Kan, hoje lhes trago uma matéria bem grande sobre Lutas Esportiva.
É uma matéria bem legal elaborada pelo nosso Sensei Gabriche, ela aborda assuntos que podem ser muito úteis tanto para o pessoal do Karate quanto para a galera da Musculação. Espero que gostem.
1-) OBJETIVOS
- COMPETIÇÃO
- DEFESA PESSOAL
- SAÚDE
- LAZER
- CULTURAL
- MUITAS LUTAS NÃO PASSARAM PELO PROCESSO DE ESPORTIZAÇÃO
3-) SUBSTRATOS ENERGÉTICOS
Obs.: As informações abaixo, foram redigidas resumidamente, e voltadas a preparação física em relação ao Karatê. Maiores informações para outras áreas, deverão ser pesquisadas específiacamentes.
Obs.: As informações abaixo, foram redigidas resumidamente, e voltadas a preparação física em relação ao Karatê. Maiores informações para outras áreas, deverão ser pesquisadas específiacamentes.
- GORDURAS- De dificíl absorção e fácil armazenagem. Ela é um deposito de energias extra para corpo, uma grama de gordura armazena 9 calorias, mais que o dobro que carboidratos e proteínas.
- CARBOIDRATOS- È a melhor fonte de energia para o organismo, fornece energia e é encontrado nas farinhas, cereais, grãos, vegetais e legumes.
- PROTEÍNA- A proteína é um nutriente que o corpo usa para construir ou reparar o tecido celular, seja ele muscular, conjuntivo, da pele, etc. Ela é constituída por aminoácidos., é encontrada nas carnes, leites, ovos ( Principalmente nas clara ) e suplementos alimentares.
- ATP- Molécula de energia.
- GERAÇÃO DE ATP- ( ENERGIA ) – Proveniente da decomposição da molécula de glicose.
Outra Maneira, ( Brincadeeeira!!! )
Nota: Mitocôndria: Organela formada por duas membranas lipoprotéicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares.
- AERÓBICAMENTE- A maior parte dos seres vivos vivem aróbicamente ou seja necessita de oxigênio para viver ( Apenas algumas bactérias são anairóbias ) Nos esportes ( Principalmente no Karate ),a recuperação é feita na parte AERÓBIA.
- ANAERÓBICAMENTE ( Sem Oxigênio )- Muita energia em pouco tempo, é onde acontece as ações no KARATÊ.
- LÁTICO- É a quebra de energia sem oxigênio. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras.
- ALÁTICO- Quebra do ATP sem oxigênio, muito usado no KARATÊ.
- CP- Creatina ou creatinina .....
4-) CONCEITOS IMPORTANTES
- CAPACIDADE AERÓBICA- Recuperar as ações
- CAPACIDADE ANAERÓBICA- Onde acontece as principais ações no Karate.
- AQUECIMENTO- Medida de prevenção e preparação para o esporte ( treinamento ou competições ).
- FLEXIBILIDADE- é a amplitude máxima de um dado movimento articular.
- ALONGAMENTO- Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.
- FLEXIONAMENTO- Ato de forçar uma flexão articular.
- FORÇA- É a capacidade que seu músculo tem de suportar e adaptar a sobrecarga.
- EXCÊNTRICA- Ato de empurrar, estabilizando a força. Ex. Quando finaliza o zuki no karate.
- CONCÊNTRICA- Ato de puxar. Ex. Movimento de Hikite no karatê.
- ISOMÉTRICA- É a característica de contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonista e antagonista de um movimento (contração mantida), Muito usada nas Bases do Karatê.
- POTÊNCIA- É uma mistura de velocidade e a força. Quanto maior a velocidade de execução dos exercícios ou a força que se imprime, maior a potência. Força + Velocidade= KIME. ( Principal força no Karate ).
- VOLUME DE TREINAMENTO- Tempo e quantidade de treinos.
- INTENCIDADE DE TREINAMENTO- Diz respeito a potência e rítimo empregados no treinamento.
- INTENSIDADE NA COMPETIÇÃO DE KARATE- Na competição de karate é usado maior Intensidade e menor Volume.
- REVERSIBILIDADE- Ganho na recuperação, Voltar o que era.
- PRINCÍPIOS E TREINAMENTO- Individualidade,
- EXPECIFIDADE- Anamnese, Divisão de treinamentos, Preparação, Competição e Transição.
REQUISITOS MOTORES
PRINCIPAIS- Resistência, Força, Flexibilidade, Velocidade, capacidades coordenativas- representam condições para o aprendizado e realizações de movimentos corporais relacionados ao esporte ( Weineck, 1999 ).
AQUISIÇÃO - COORDENAÇÃO: GROSSA – FINA – FIXAÇÃO
CAPACIDADES COORDENATIVAS- ( sinonimo de habilidade ) são capacidades determinadas sobretudo pelo processo de controle dos movimentos ( Hirtz, 1981 ).
A habilidade- permite que um movimento seja executado com economia e precisão, e num segundo momento, o aprendizado de novas técnicas esportivas e correção de movimentos já automatizados ( Weineck, 1999 ).
TREINAMENTO DA
TÁTICA E TÉCNICA
TÁTICA- É a capacidade de desempenho individual ou em equipe da oposição de um adversário ( Zech, 1971).
FORMA DE TRABALHAR AÇÕES TÁTICAS- Jogos e simulações reais de competição, no Karate o KATA é uma excelente forma de preparação.
TÉCNICAS- São procedimentos, desenvolvidos na pratica, que permite a execução de uma tarefa de forma mais objetiva. ( Zech, 1971 ).
FORMA DE TRABALHAR TÉCNICAS- O professor deve começar com técnicas simples antes de executar movimentos mais complexos.
ATIVIDADES LUDICAS
A integração de jogos e atividades lúdicas durante as aulas de karatê, não devem ser vistas apenas como uma maneira de “ Passar o Tempo “,. Através de tais atividades, aspectos como velocidades, resistência e força, equilíbrio, tática e deslocamentos podem ser trabalhados de maneira agradável, tornando as aulas mais motivantes.
Exemplos:
- Pega-Pega
- Duro-Mole
- Cabo de Guerra
- Utilização de materiais como: Cordas, spaguetti, bolas, raquetes, etc...
No quadro abaixo segue alguns exemplos de Jogos de Oposição:
Obs.: As Brincadeiras escolhidas pelo professor dependerão, da faixa etária da criança, para que haja maior segurança.
ALTO RENDIMENTO X LAZER
As cobranças intensas por resultados nas competições podem afetar o desenvolvimento do atleta, ( Principalmente das crianças ), o professor ou pais, não deve forçar a criança a competir. Muitas delas abandonam o Karate após participar em Campeonatos e Torneios. Existem professores que colocam os alunos em competições sem prepara-los adequadamente. Uma participação desastrosa pode trazer inúmeros problemas para a criança. Portanto cabe ao professor analisar o condicionamento técnico e psicológico do aluno, antes de inscreve-lo em uma competição.
KARATÊ E AS CRIANÇAS
“A criança não é uma miniatura do adulto, e sua mentalidade difere qualitativamente do adulto, de modo que a criança não é somente menor que o adulto, mas diferente deste “
( Claperéde, 1937 )
O ensino e a aprendizagem do karate para crianças e jovens, devem respeitar as cacteristicas físicas e psíquicas do aluno. O planejamento e a metodologia devem ser adequados, respeitando os limites e a individualidade dos alunos. O ideal é uma divisão por faixa etária, que separe crianças e adultos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA TREINAMENTO DE CRIANÇAS
- O treinamento deve ser adequado à idade física e mental da criança.
- O treinamento não deve prejudicar os estudos.
- O treinamento que vise desenpenho, deve ser uma opção própria da criança.
- O treinamento deve garantie a integridade f´sica da criança.
- O treinamento deve ter, um papel educador, preparando a criança para as diversas situações da vida social e esportiva.
- As crianças são menos sensíveis ao cançaso que os adultos, portanto um treinamento escessivo pode traver efeitos nocivos a integridade física da criança.
O KATA E AS CRIANÇAS
O kata apresenta uma complexidade maior que o kumite, tanto no aprendizado como na prática. A memorização e automatização dos movimentos variam entre alunos da mesma faixa etária e graduação. O professor de procurar transmitir os movimentos que serão executados nos kata, durante o treinamento de KIHON. Dividir o kata é uma boa maneira para facilitar a memorização.
Fontes Pesquisadas:
Apostila do 1º Seminário Mineiro de Karate-Do – Poços de Caldas
21 e 22 de abril de 2006.
Prof.: Nelson Luiz B. Sandenberg.
Prof.: Newton Adas
http://www.corporesanoacademia.com.br/lutas-na-educacao-fisica-escolar/
Antonio Carlos Gabriche - 4º Dan
Shotokan
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