Karatê- Motivos para tanto crescimento!!!

Como segue a matéria, não podemos negar o crescimento do karate no cenário brasileiro e mundial, principalmente entre as crianças, onde reflete nitidamente a preocupação dos pais em relação à disciplina, respeito mútuo, auto-confiança, saúde, rendimento escolar entre tantos outros  benefícios que o karatê trás ao seus praticantes.



Curiosidades

·         Ao lado do judô, o karatê é, atualmente, uma das artes marciais mais praticadas no Brasil – ensinada, inclusive, em escolas primárias e projetos sociais. E um dos principais motivos para tamanha popularização foi o sucesso de um filme sobre o assunto. Karate Kid, de 1984, do diretor John Avildsen, conta a história de um professor japonês de artes marciais radicado nos Estados Unidos que conhece um garoto chamado Daniel (a quem ele chamava de Daniel-San, ou “Senhor Daniel”) e resolve ensinar técnicas de karatê a ele.


·         A popularidade do karatê também já foi explorada no mundo dos videogames. Além dos jogos nos quais a modalidade é o tema central, um personagem Karateca, em especial, tornou-se célebre em um dos games mais famosos da década de 90, o Street Fighter, que consagrou o lutador Ryu como um dos preferidos dos jogadores. 




·         Atualmente com as novas regras das competições, ao contrário do que acontece no judô, o Karatê não é um esporte amplamente dominado pelos japoneses, criadores da modalidade. Apesar da supremacia nas competições individuais, os asiáticos levam desvantagem na história por equipes. Em campeonatos mundiais, os maiores vencedores da categoria em questão são a França e a Grã-Bretanha, com seis títulos cada, contra três da Espanha e somente um do Japão.

Luca Valdesi (Itália)
·         Atualmente, alguns atletas se destacam nas principais competições do karatê mundial. O italiano multi-campeão Luca Valdesi-sensei é 5º Dan de Karate Shotokan e tem 11 títulos mundiais e 18 títulos europeus no Kata individual. Já entre as mulheres, o nome do momento é o da norte-americana Elisa Au, que no Mundial de 2006 ganhou medalhas de ouro no kumitê aberto – no qual não há limite de peso - e na categoria acima de 60kg – a qual também já havia vencido em 2004. No Brasil vários nomes são conhecidos, entre os mais recentes campeões estão o casal Bouglas Brose (Campeão Mundial-2010) e Lucélia Ribeiro (Tetra-campeã Pan-americana), no kata um dos destaques é o karateca paulista Marco Aurélio de Sá. 


Douglas Brose e Lucélia Santos Brose (Brasil)


Marco Aurélio de Sá (Brasil)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.